“A carne e o leite orgânicos podem oferecer benefícios à saúde, sugere o estudo”. A notícia é a conclusão de duas revisões que analisam as evidências disponíveis sobre os benefícios potenciais da carne orgânica e do leite em comparação com suas contrapartes convencionalmente cultivadas. Decidimos concentrar nossos esforços na revisão do leite, pois é o maior dos dois estudos.

O estudo encontrou algumas diferenças nos níveis de nutrientes. Enquanto o leite orgânico, tinha mais ácidos graxos ômega-3, ligados à melhoria da saúde do coração, e era ligeiramente maior em ferro e vitamina E, também apresentava níveis mais baixos de iodo e selênio. O iodo é necessário pelo organismo para produzir o hormônio da tireóide, e o selênio ajuda a proteger contra danos às células.

Os níveis gerais de gordura saturada não diferiram entre os dois métodos de produção

O estudo, financiado pela União Européia, analisou 22 marcas vendidas em supermercados e descobriu que o leite orgânico tinha menores níveis de gorduras saturadas e mais ácidos graxos benéficos do que o leite convencional.

É importante ressaltar que não sabemos se algum desses resultados teria realmente um impacto significativo nos resultados de saúde a longo prazo. Estudos olhando para isso, como um estudo de coorte ou randomizado, seriam necessários para fornecer algum tipo de resposta.

Em muitos casos, as pessoas preferem alimentos orgânicos e bebidas por razões ambientais e de bem-estar animal, por isso os problemas de saúde podem não ser tão importantes para eles. Uma especialista ligou a baixa qualidade do leite convencional a uma menor dependência do pastoreio e da supressão de trevos por fertilizantes químicos. O leite convencional também variou mais em conteúdo nutricional.

“Os resultados sugerem uma maior uniformidade na prática de alimentação em fazendas fornecedoras de leite orgânico, uma vez que não havia marcas que diferissem consistentemente na composição de gordura”, disse Butler. “Ficamos surpresos ao ver diferenças óbvias entre as marcas convencionais, com as mais caras não necessariamente melhores.”

“Mudar para leite orgânico e produtos lácteos fornece uma maneira natural de aumentar nossa ingestão de ácidos graxos nutricionalmente desejáveis, vitaminas e antioxidantes sem aumentar nossa ingestão de ácidos graxos menos desejáveis”, disse a Sra. Butler. “Ao escolher o leite orgânico, você pode reduzir as gorduras saturadas em 30% a 50%”.

Interesse acadêmico em alimentos orgânicos

Esta foi uma revisão sistemática e meta-análise de estudos comparando o conteúdo nutricional de leite fresco produzido organicamente e convencionalmente produzido. A metanálise analisou apenas o leite de vaca, embora o estudo como um todo tenha relatado os resultados de alguns estudos com leite de ovelha, cabra e búfalo.

Padrão revisão sistemática e técnicas de meta-análise foram utilizados. No entanto, todos os estudos incluídos foram considerados com alto ou pouco claro risco de viés, porque eles não relataram resultados ou métodos na íntegra, ou não deram detalhes suficientes sobre possíveis fatores de confusão. Isso reduz a confiabilidade dos resultados.

Em última análise, as revisões sistemáticas e as meta-análises são tão boas quanto as informações que você insere nelas. Mais informações em farmaciamiriam.com