Nem sempre há clareza suficiente quando se fala em acordos de parceiros, já que as confusões tendem a surgir quando se fala desse tipo de figura. Nessa ordem de ideias, devemos começar determinando o que é procurado concordando com algo em um ambiente de negócios e saber que incluir en un pacto de socios (que incluir em um acordo de parceria).

Abaixo detalhamos as características dos tipos de contratos de parceiros existentes, de modo que é muito mais fácil tomar uma decisão sobre sua constituição, formas de executar ou qual é a mais conveniente, conforme o caso. As ligações estabelecidas entre diferentes pessoas ou empresas podem expandir as possibilidades de negócios, mas é necessário deixar claro quais são os termos para evitar possíveis problemas.

Tipos de contratos de parceiros que existem

  • Fase de Sementes – Este é um projeto em que é essencial assinar um pacto de parceiros, a fim de se chegar a um acordo onde as regras são estabelecidas ou como o projeto funciona, e é por isso que os signatários devem cumprir. Geralmente eles são assinados antes de criar uma empresa.

  • Estágio Inicial – É um pacto que é assinado assim que as empresas incorporadas. É fundamental incluir cláusulas para evitar situações de ingovernabilidade ou bloqueio para uma empresa. Da mesma forma, é fundamental que os investidores sejam levados em conta para acrescentar cláusulas de controle, que podem ser econômicas, arrastar ou acompanhar.

  • Acelerador ou incubadora – É ideal para regular a relação entre a equipe do empreendedor e o acelerador ou incubadora. Da mesma forma, é fundamental para a regulação do percentual da sociedade que terá o acelerador ou incubadora.

  • Pacto de parceiros com mentores – Em certas ocasiões, há um mentor desde o início para o qual eles vão dever certo tipo de serviços de orientação, de modo que uma porcentagem minoritária pode ser atribuída dentro da sociedade.

  • Crowfunding – É o mais conveniente e sugerido se um investimento foi obtido através da modalidade crowfunding ou crowequity, e é por isso que você deve fazer um pacto de parceiros onde você pode regular a forma como eles vão entrar os investidores na sociedade. Da mesma forma, certas cláusulas de proteção podem ser necessárias, que podem ser, por exemplo, de natureza econômica ou de controle. A missão neste caso é garantir a segurança do investimento recebido.

  • Estágio de crescimento – Se a empresa ou empresa de que você fala já tiver feito uma rodada de financiamento, é muito importante que um acordo de parceria seja cumprido, onde os termos e condições serão exigidos. para um investimento.

A economia é um campo suficientemente amplo e especializado para que seja necessária a assistência ou consultoria de profissionais. Desta forma, é possível ter melhor acesso ao mercado e as possibilidades que ele oferece.Em conclusão, dependendo do caso, um tipo de acordo de parceiro deve ser selecionado.