Investigação sobre esgotos usada para prever uma nova vaga de Covid-19

A análise dos esgotos pode ajudar os cientistas a prever uma segunda altura de Covid-19 até 2 semanas antes de as pessoas se tornarem sintomáticas. Uma equipa da Universidade de Bangor, País de Gales, tem estado a estudar sobre o tratamento de águas residuais em todo o país, tentando rastrear quantas pessoas foram contaminadas. O grupo já tinha rastreada anteriormente o coronavírus através do sistema de esgotos. Os indivíduos começam a perder a infecção nas fezes até duas semanas antes do início dos sintomas.

Investigação em Portugal

Não se sabe neste momento de qualquer investigação em curso sobre esta temática em território nacional, no entanto é de crer que as várias entidades relevantes desta área, incluindo naturalmente, o grupo Águas de Portugal, venham a desenvolver esforços para que uma previsão de uma eventual segunda vaga da pandemia seja mais fácil de identificar, bem como para futuras situações em que se possa usar todos os dados respeitantes ao tratamento de águas residuais em Portugal.

(mais…)

As indústrias mais lucrativas

Sabemos que existem várias grandes indústrias, um pouco por todo o mundo, que gerem e geram uma quantidade de dinheiro bastante avultada. E a pornografia é uma delas e apesar da maioria dos sites tais terem vídeos que são completamente gratuitos para os seus utilizadores, todas as publicidades e anúncios que lhes estão associados são a chave para o grande lucro de cada uma das produtoras.

A riqueza gerada através de actividades económicas é feita mediante a negociação ou troca de bens e ou serviços que visam satisfazer ou cumprir uma necessidade humana nas mais diversas áreas. Quer seja na segurança, em bens primários como alimentação ou mesmo educação entre outros.

(mais…)

O serviço Waterbeep e Wone da EPAL finalistas do concurso prémio inovação NOS

A EPAL teve hoje dois dos seus produtos – Waterbeep® e Wone® – entre os 10 finalistas da categoria de grandes empresas, no concurso Prémios Inovação NOS, evento que visa distinguir as práticas mais inovadoras no mundo empresarial. Cada um destes dois produtos foi agraciado com um prémio de €20.000,00, sendo que o sistema Waterbeep® recebeu ainda uma menção honrosa na mesma categoria.

O Prémio Inovação NOS pretende premiar novas áreas de negócio e projetos de inovação em empresas nacionais, reconhecendo o seu valor para o crescimento da economia portuguesa.

Recorde-se que o sistema Waterbeep® recebeu o galardão dos Green Project Awards em 2012 e 2014, a Empresa Portuguesa das Águas Livres venceu também o Project Innovation Awards para a região da Europa e Ásia Ocidental, o prémio Gestão e Operações com o sistema WONE®, o prémio Pequenos Projetos com a C.A.L – Chave Águas de Lisboa e uma Menção Honrosa na categoria de Planeamento, todos atribuídos pela IWA – The International Water Association em 2014.

Em 2013 a EPAL venceu também o Wex Global Awards for Innovation, o Prémio da APDA, Tubo de Ouro, para a redução de perdas de água e ainda uma Menção Honrosa atribuída pela European Business Awards for the Environment.

Esta é assim mais uma prova da qualidade contínua da Empresa Portuguesa das Águas Livres que, ano após ano, continua a mostrar, nacional e internacionalmente, o que de melhor se faz em termos de Gestão de Recursos, Eficiência e Economia Verde em prol do Ambiente.

(mais…)

“Fill Forever” conquista prémio

A IF International Forum Design GmbH distinguiu a garrafa reutilizável “Fill Forever” com o prémio iF Design Award 2015 na disciplina de Packaging Design na categoria de Beverages.

O iF Design Award é um dos prémios de design de maior prestígio a nível mundial, sendo reconhecido internacionalmente há mais de 60 anos como um símbolo da excelência em design. O júri deste prémio avaliou cerca de 5000 projetos provenientes de 53 países para determinar quais é que seriam merecedores do selo de excelência da iF.

A garrafa inovadora “Fill Forever” é uma garrafa de água reutilizável, ecológica e ultra leve, com a qual se pretende promover a qualidade da água da torneira e incentivar o seu consumo.

A sua forma exclusiva, inspirada numa cascata de água, é extremamente ergonómica e todos os pormenores do seu design foram considerados no seu desenvolvimento de modo a otimizar a quantidade de material e energia utilizados na sua produção.
Clique na imagem para saber mais, ou aqui.

(mais…)